quinta-feira, 26 de março de 2009

Henri Émile Benoît Matisse(1869-1954)


A arte do pintor francês Matisse baseia-se num método que, segundo elepróprio, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra --desenho, cor, composição -- e em juntá-los numa síntese, "sem que aeloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos outros".Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito declaro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma.

Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31de dezembro de 1869. Mudou-se para Paris em 1891 e estudou na Écoledes Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. No período entre1900 e 1905 participou do Salão dos Independentes e do Salão deOutono. Causou sensação ao incluir-se, com Albert Marquet e AndréDerain, entre os primeiros fauvistas.
Sua arte conheceu depois grande divulgação. Fundou uma academiafreqüentada por alunos do mundo inteiro. Em 1909 abriu-se umaexposição sua em Moscou e, em 1910, uma retrospectiva em Paris. Asviagens que fez ao Marrocos e a Tânger, entre 1910 e 1912,influenciaram sua obra. Em 1913 expôs no Armory Show, em Nova York, eem 1920 colaborou com a companhia russa de balé de Diaghilev.





Em sua primeira fase, Matisse se mostrava como descendente diretode Cézanne, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências,como as de Gauguin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor comoelemento de composição.
Em 1904-1905, "Luxo, calma e volúpia" ainda revelava a influênciados pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação dacor, do traço e dos volumes. Em 1908, a euforia decorativa de "Oaparador, harmonia vermelha" atestava que Matisse já tinha estilopróprio.
Dos pintores fauvistas, que exploraram o sensualismo das coresfortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e otraço em composições planas, sem profundidade.
Ao explorar ora o ritmo das curvas, como em "A música" (1909) e"A dança" (1933), ora o contraste entre linhas e chapadas, como em"Grande natureza morta com berinjelas" (1911-1912), Matisse procurouuma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmoniaplástica. Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelotraço.
Já liberto do fauvismo, o pintor mostrou, às vezes, tendência areduzir as linhas à essência, como em "A lição de piano" (1916), masnão se interessou pela pura abstração. O amor pela exuberânciadecorativa aparece em "Blusa romena" e na série "Odaliscas", de 1918.
Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização dasfiguras, de que são exemplos a decoração mural "A dança", para aBarnes Foundation, em Merion, nos Estados Unidos, e os papiers collésou gouaches découpées (técnica que chamou de "desenho com tesoura")que ilustram Jazz (1947), livro com suas impressões sobre a arte e avida.
Foi também escultor e ilustrador. Em 1944, como desenhista,ilustrou as Fleurs du mal (Flores do mal), de Baudelaire, e, comolitógrafo, as Lettres portugaises (1946; Cartas portuguesas),atribuídas a soror Mariana Alcoforado, e Les Amours, de PierreRonsard.
Entre 1948 e 1951 dedicou-se à concepção arquitetônica e àdecoração interior da capela do Rosário em Saint-Paul, perto de Vence,no sul da França. O autor considerava essa sua melhor obra, e nelaconcebeu todos os detalhes, dos vitrais ao mobiliário, voltado parauma concepção mais ascética das formas, embora nos arabescos floraispredomine uma linha sinuosa.
Henri Matisse morreu em Nice, França, em 3 de novembro de 1954.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.


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