quinta-feira, 26 de março de 2009

Toulouse-Lautrec




Toulouse-LautrecHenry Marie Raymond de Toulouse Lautrec1864-1901..
A idéia da pintura como obra de arte elevada, executadanecessariamente em óleo sobre tela, desagradava a Toulouse-Lautrec. Em1891 ele criou seu primeiro cartaz de propaganda, "Moulin Rouge -- LaGoulue", que foi afixado nos muros de Paris. As prostitutas,dançarinas de cancã dos cabarés e outros personagens da vida noturnaparisiense da década de 1890 eram seus modelos prediletos.

Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa nasceu em Albi,França, em 24 de novembro de 1864.
De família aristocrática, recebeu educação artística e praticouesportes até os 14 anos, quando sofreu um acidente e quebrou o fêmuresquerdo. Menos de um ano depois, quebrou o direito. Nunca pôde serestabelecer e suas pernas atrofiadas e disformes dificultavam-lhe alocomoção. Dedicou então cada vez mais tempo à pintura.
Em 1872, em Paris, ingressou no Liceu Fontanes (posterior LiceuCondorcet) e, em 1881, depois de bacharelar-se, enfrentou a oposiçãofamiliar e decidiu tornar-se pintor. Um de seus primeiros mestresprofissionais, Léon-Joseph-Florentin Bonnat -- veemente defensor dasnormas acadêmicas e contrário aos impressionistas --, abominava osdesenhos do aluno.
Em 1883, Toulouse-Lautrec passou ao estúdio de Fernand Cormon,onde conheceu Van Gogh e Émile Bernard. Apesar do apoio do novomestre, sentia a estética acadêmica como algo cada vez mais restritivoe insuportável. Montou um estúdio particular em meados da década de1880 e passou a freqüentar os teatros e cabarés do bairro parisiensede Montmartre, que tornaria célebres em sua obra.
Ao contrário dos impressionistas, demonstrou pouco interessepelas paisagens e dedicou-se aos interiores. São famosos "MoulinRouge", "Au salon de la rue des Moulins" e inúmeros retratos, gênero aque conferiu incomum aprofundamento psicológico com grande economia demeios.
O estilo pessoal de Toulouse-Lautrec, de linhas livres eonduladas, transgride freqüentemente as proporções anatômicas e asleis da perspectiva em favor da expressividade. As cores intensas, emcombinações rítmicas, sugerem movimento.
As figuras são situadas na tela de forma a que as pernas nãofiquem visíveis. Interpretada como reação à condição física do próprioartista, essa característica elimina a obviedade do movimento, quepassa a ser apenas sugerido.
A simplificação do contorno e o uso de grandes áreas em uma sócor caracterizam os cartazes, que estão entre suas obras maissignificativas.
A partir de 1892, Toulouse-Lautrec dedicou-se à litografia. Entreas mais de 300 que produziu, destaca-se a série Elles, sensívelpanorama da vida nos bordéis.
O surgimento da série coincidiu com a deterioração de seu estadofísico e mental. Entregou-se ao alcoolismo e seus modos irônicos nãodisfarçavam o sofrimento decorrente de sua deformidade. Em 1899, apósgrave colapso nervoso, passou alguns meses num sanatório mas, no anoseguinte, voltou a beber.
Henri de Toulouse-Lautrec morreu no castelo de Malromé, Gironde,França, em 9 de setembro de 1901. Apesar da excepcional popularidadede seus cartazes publicitários, como os que fez para Aristide Bruant,Jane Avril, May Belfort e outros artistas, além das numerosaslitografias, só posteriormente reconheceu-se a importância de suaobra, que prefigurou revolucionários movimentos artísticos do Século20, como o fauvismo, o cubismo e o expressionismo.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda..
IMAGENS. BANCO DE IMAGENS
MORREU AOS 37 ANOS MAS VIVEUINTENSAMENTE CADA DIA
A boemia do bairro parisiense proletário de Montmartre, comseus moradores à margem da sociedade, as cenas de circo e de cabaré, ohomem retratado em seu estado miserável, sem máscaras - esses sãoalguns dos temas mais freqüentes no trabalho do pintor Henry deToulouse-Lautrec.
De estilo próprio e forte, suas obras não podem ser encaixadas emnenhuma escola. Sua vida, talvez tenha a mesma atmosfera de seusquadros: ficou paralítico e deformado ainda adolescente, desprezou oambiente aristocrático familiar em nome da liberdade e da vida noturnaparisiense, seus problemas com o alcoolismo o levaram à morte aos 37anos.
Nascido a 24 de novembro de 1864 e tendo sempre mostrado talentopara o desenho e a pintura, ingressa, em 1882 no estúdio do professorBonnat, então famoso em Paris. Rejeita, porém, o estilo acadêmico queseus mestres (Bonnat e posteriormente Cormon) tentam ensiná-lo.
Traça seu próprio caminho, apesar da admiração pelosimpressionistas (Degas, em particular) e pelo pintor Van Gogh,particularmente no que se refere às cores puras e à composição febrildo quadro. Seus trabalhos, retratos fiéis de sua grande vivência econhecimento da condição humana, exprimem individualidade e atestam umapurado sentido de observação.
No bairro de Montmartre, após sair da aristocrática casa paterna,busca a inspiração para compor suas melhores obras. Um bom exemplodisso é o quadro "Circo Fernando: A Amazona". A extrema expressividadeda composição, sua vivacidade, o movimento, seus fortes contornos esua linguagem sintética, anunciam já as características mais fortes dapintura do artista. O semblante carregado da amazona, seu ar grotesco,(sem contudo deixar de ser romântico), o palhaço decepado pela moldurae o sadismo do domador, revelam as facetas de um mundo que Lautrectorna-se mestre observar e retratar.
Inspirando-se nas estampas japonesas, revoluciona a arte doscartazes publicitários. Com um mínimo de cores e traços, atinge grandeexpressividade.
A representação de La Goule (bailarina famosa) dançandosensualmente o can-can e seu magro partner Valentin le Desossé, deperfil, atestam bem esse talento na composição de posters.
O Moulin Rouge, em que a figura de La Goule e dele próprio tambémestão presentes, é mais uma de suas melhores obras. Com seu traçoincisivo, profundo senso de observação e o uso característico da luz eda cor, capta a atmosfera do local. As personagens, freqüentadores emulheres do local, têm aparência pesada e um tanto quanto sinistras,vistas sob a luz ambiente.
No Salão de Rue de Moulins é um de seus retratos mais famosos deum tema que não costumava ser tratado pelos artistas contemporâneos: aprostituição. A espera das mulheres por seus clientes, o sofá mole emque se apóiam e suas poses lânguidas resultam numa cena tratada semfalsos moralismos. Seus últimos quadros, antes de seu derrame que o paralisadefinitivamente em 1901, (após ser internado por problemasalcoólicos), retomam os temas já retratados durante a carreira,aprofundando-se ainda mais. É o caso de A palhaça do Cha-u-Kao, em queo drama humano do artista é intensificado, com harmonia de cores eequilíbrio.
--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "SENACTITOWEB" em Grupos do Google. Para postar neste grupo, envie um e-mail para senactitoweb@googlegroups.com Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para senactitoweb+unsubscribe@googlegroups.com Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/senactitoweb?hl=pt-BR-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---

Nenhum comentário:

Postar um comentário