terça-feira, 7 de abril de 2009

Existe design sem conceito

EXISTE DESIGN SEM CONCEITO

Bom, um design cria alguma coisa pré-definida. Cria uma forma de se comunicar visualmente através de um conceito, de umas idéias, através de técnicas formais, o que eu não concordo plenamente.

A arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoção e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

Logo, design cria uma coisa já estipulada, claro que se pode inovar um pouco, mas, sempre dentro de um parâmetro. Não se tem uma liberdade total para se criar o que se quer, o que o difere de arte, já que na arte se tem liberdade total.

Eu não concordo muito com a exigência de técnicas formais na definição acima. Eu acho que o design é feito para atingir o público alvo, ele tem esse objetivo. Então , devemos lembrar que dependendo do lugar geográfico, a formalidade não faz parte da cultura, nem a alfabetização. Uma criação com erro de ortografia consegue passar a mesma mensagem que um design corretamente escrito. Algumas criações não têm técnicas formais mas são formadas com idéias pré-definidas, com algum objetivo para ser atingido, e, mesmo que estejam fora da formalidade, conseguem passar a mensagem, como uma placa com erros de português. Mesmo porque, o público alvo, na sua maioria, não saberia dizer se está certo ou errado, ele entende a mensagem.Linguisticamente, ele passa a informação que desejava de maneira fácil, apesar de ser uma criação sem uma estética e sem formalidade .

Então, na minha opinião, um design sempre terá um conceito, um briefing, e tem que passar isso, de uma maneira ou de outra, com o objetivo de que a mensagem seja capitada pelo leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário