quarta-feira, 15 de abril de 2009

Trabalho de marketing

Marketing
Não se tem um termo exato no português para a palavra marketing, então ele foi aportuguesado com um significado de estudo do mercado. Um mercado que não é estático, composto de consumidores, concorrentes,fatores econômicos, clima e outros elementos. O marketing é maneira de planificar todos os momentos de um produto, desde a criação até ele ser adquirido pelo consumidor. Pode ser um produto físico e ou um serviço.
Marketing Interativo
É o que interage com o consumidor. O fabricante se preocupa com o consumidor como pessoa, ele não é só um numero a mais. Seria uma pesquisa qualitativa e não quantitativa, a opinião do consumidor faz parte da pesquisa. O cliente permite a personalização e customização dos produtos e serviços

Marketing Direto
É aquele que o vendedor ou uma pessoa especializada vai direto no consumidor. Um trabalho direto com o comprador . O comprador ajuda a divulgar o produto também.

Quais são os 4 Pês?
Os quatros pés são fatores de microambientes que podem ser controlados e com se satisfaz e se surpreende os clientes que são:
Produto, Preço, Promoção e Praça
Produto: que são os serviços mais os produto que será criado
Preço: Definido pelo mercado, que pode ser influenciado por vários fatores como o valor do gasto para a produção e também como o benéfico que irá trazer. Às vezes o valor pago pode estar relacionado ao emocional
Promoção: é comunicar, informar e persuadir o cliente sobre o produto novo. Divulgar de várias maneiras o produto, usando propaganda e publicidade.
Ponto de distribuição: saber como será o sistema de distribuição, saber onde pode ser vendido, escolher o tipo de local, se será vendido para todos ou para algum segmento da sociedade.

O que é segmentação e quais os tipos

É a seleção do público alvo para serviço ou produto por meios de grupos diferentes, com gosto diferente, costume diferente.
A segmentação leva em conta aspectos demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais.
Demográfico – varia com idade, renda, tamanho da família, etc
Geográfico- varia com a região que a pessoa mora
Psicográfico – Valores e estilo de vida
Comportamental- hábitos e comportamentos

O que é diferenciação e quais o tipos?
Característica diferenciada e valorizada pelo consumidor, que são :
Preços e vantagem de custo: empresa cria uma maneira ter um preço mais baixo do que os concorrentes sem poder ser imitada
Atributos e benefícios do produto- produto com características particulares, que não podem ser imitados.
Serviços agregados- serviços complementares que trazem benefícios a mais para o consumidor
Canal de Distribuição- pontos de venda exclusivo de uma marca
Imagem da marca- através da propaganda as empresas passam imagem única para o consumidor

Quais os benefícios que a internet trouxe para o marketing e quais a mudanças?
A velocidade da comunicação e a facilidade de compras a qualquer hora e em qualquer lugar.
Os serviços passaram a ser padronizados por necessidade dos grupos. Cresce o marketing direto, o cliente passa a ter papel ativo, surge o maketing interativo.


Super Menina
O produto é uma revista feminina infanto/juvenil, com tamanho pequeno 21x15cm, com artigos direcionados para essa segmentação. Será um revista com artigos que contam histórias de meninas nessa faixa etária. Irá mostrar tendências de moda , de maquiagem. Irá instruir sobre dúvidas, com profissionais. Fará também fofocas de pessoas famosas.
A revista será voltada para um público B/C. É uma revista para adolescentes, só comprarão com o dinheiro dos pais, com um preço de R$2,00.
A propaganda será feita com cartaz nas bancas, com propaganda em outras revistas para adolescentes, na internet em sites condizente com essa idade, de boca a boca
O produto será vendido em banca de jornal em todo Brasil.
A revista será feita com papel reciclado, logo terá um custo bem baixo. Ela irá ser lançada toda semana e trará uma sessão especializada em horóscopo normal, horóscopo chinês. Terá na capa uma menina com roupa de super homem, com a capa rosa.

Um comentário:

  1. Olá.
    A Alphagraphics oferece soluções exclusivas em marketing direto através da agdirect, ajudando você a se comunicar com seus clientes e conseguir resultados com canais de comunicação direta.
    Oferecemos diversos níveis de personalização: Construção e inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas, acompanhamento e análise de retorno de investimento e aplicações de última tecnologia como realidade aumentada.
    Conheça nossos cases de comunicações personalizadas http://bit.ly/asqyRY
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir